Último post sobre Beja.
Digamos que ainda tivemos algumas surpresas neste festival no campo dos lançamentos. Vários lançamentos e apresentações surgiram neste festival sendo que o livro de Rui Lacas tenha sido o mais inesperado para mim.
Pedi poucos autógrafos, apenas quatro, pela simples razão de que normalmente só o faço quando tenho algo do autor que está a autografar. Bem... é verdade que às vezes perco a vergonha e peço mesmo sem ter livro algum do artista, mas é raro.
Assim neste post vou mostrar os autógrafos que me fizeram e mais um par de fotos que ficam bem neste post. Normalmente gosto de que me autografem o livro e me façam um sketch no meu bloco, porque infelizmente já me estragaram um livro com um sketch que correu mal. Normalmente os autores aceitam, eu comprei o livro do artista e ele faz o obséquio de me fazer um pequeno desenho. No caso do Rui Lacas não foi possível porque ele apenas estava a fazer desenhos no livro, assim como o da Andreia Rechena, mas este por opção minha depois de falar com a artista sobre o assunto!
:)
Rui Lacas (Han Solo em baixo) e Andreia Rechena ([R]eject Zine #4 em baixo)
____________________________________________________________________________
Eliseu Gouveia (Cloudburst em baixo) e Pedro Manaças (Manegas o Indignado em baixo)
______________________________________________________________________________
Andreia Rechena
Eliseu Gouveia
No topo está a revista do festival, o Splaft de 2012 onde eu colaborei com um texto sobre Eliseu Gouveia. A ilustração da capa pertence ao artista brasileiro Júlio Shimamoto!
Este fim de semana o Festival encerra, portanto quem ainda não visitou tem até Domingo para dar por lá uma voltinha!
Para o ano há mais! Foi um bom fim de semana. Tudo o que eu penso sobre este festival está no primeiro post sobre o evento, podem ler neste link:
VIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja: Primeiras Fotos e Algumas Considerações
Boas leituras
o traço da Rechena vai me dar pesadelos para sempre - não que seja ruim, obviamente, mas é perturbador...
ResponderEliminarArtistas de peso, este desenho do Rui Lacas ficou demais.
ResponderEliminarPedro Leal
ResponderEliminarAcho que o objectivo da Andreia Rechena é esse mesmo, ser perturbadora. Se ficaste assim, então ela ficará contente de certeza! Mais um leitor perturbado!
:D
Guy Santos
O Rui Lacas é um bom artista, sim. Irá sair outro livro dele brevemente por outra editora!
:)
Queria muito ter estado lá pra ter um autógrafo do Eliseu Gouveia!
ResponderEliminarVenerável Victor
ResponderEliminarO Eliseu fez muitos bons sketchs! O meu nem foi dos melhores!
:)
Esse Eliseu tá arrasando, que desenho!!!
ResponderEliminarAlex D'ates
ResponderEliminarO Eliseu tinha uma boa exposição e fez uns belos sketchs ao pessoal!
;)
O autógrafo em si já provoca uma resposta emocional maior quando vemos um álbum.. se o álbum tiver o autógrafo e um sketch o impacto é maior ainda. É a obra assinada e no caso do sketch com dedicatória é a obra assinada pelo autor e personalizada. Adquire aí um caráter de unidade, embora fruto de vasta tiragem.
ResponderEliminarEis aí mais um atrativo de eventos de BD, conhecer os artistas trocar algumas poucas palavras com eles e personalizar uma obra que, para o leitor que a adquiriu, já é em si dotada de especial preciosidade.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarÉ muito bom mesmo ter um sketch autografado. Realmente o desenho tem uma denotação maior.
ResponderEliminarJJ Marreiro e Tarcísio Aquino
ResponderEliminarÉ na verdade um dos pontos de interesse de um festival o contacto entre o leitor e o autor, e poder personalizar o livro com um autógrafo.
Mas na realidade eu gosto mais que eles me assinem o livro e façam o sketch no sketchbook. Isto é mais seguro... assim se o sketch correr mal, o livro não sofre!
:D