Já há bastante tempo que não havia uma ilustração aqui no LBD e achei esta brutal para colocar aqui!
Dois monstros dos comics na mesma imagem e com um excelente detalhe.
Nesta ilustração de Jim Starlin e Ernie Chan a essência destes dois monstros foi muito bem captada, isto para alem de arte estar muito boa!
Esta ilustração pertence à revista Rampaging Hulk #7 de 1978, assim como a página aqui ao lado.
Na ilustração o lápis é de Starlin, e Chan fez a arte-final. Diga-se que foi um bom trabalho de Chan, pois não desvirtuou o trabalho de Starlin, embora tenha usado o seu estilo próprio. Já o tinha feito no Conan de Sal Buscema.
Aqui na página ao lado a arte-final é de Bob Wiacek. É boa mas comparado com Ernie Chan...
:)
Boas leituras
O problema com a diferença entre arte-final de Ernie Chan e Bob Wiacek é que estamos demasiado habituados a vê-lo sobre Dave Cockrum.
ResponderEliminarO Man Thing está bom mas não gosto nada do Hulk
ResponderEliminarPC
ResponderEliminarAcho a arte-final do Chan bastante mais fluída (não sei este é o adjectivo certo) que a do Wiacek. Embora ambos sejam muito bons, eu "tombo" para o lado do Chan!
:)
Hugo Silva
Eu gosto muito dos dois. O Hulk está muito encorpado (como eu gosto), mas Starlin resistiu à tentação de muitos desenhadores do Hulk que é inventarem um sem fim de músculos que não existem. Aqui está com um corpo exagerado, mas minimamente "verosimil" com um corpo humano, excepto as proporções!
;)
Nuno,
ResponderEliminarNo Conan o Ernie Chan fez durante muitos anos a arte-final de John Buscema e não de Sal, seu irmão.
Acho que a arte-final do Wiacek é mais "leve" pois trabalhou essencialmente com desenhos que depois seriam coloridos, enquanto que Chan trabalhou muito para revistas a preto e branco ficando a sua arte-final mais "pesada", mais elaborada, com mais sombras e algumas aguadas para criar volume, muito na linha do que o Alfredo Alcala fazia.
Adoro os dois, lógico que o Starlim mora no meu coração e não paga aluguel! O que eu posso dizer dessa arte, além de já ter roubado para mim? Make mine Marvel!!!!!
ResponderEliminarAndré
ResponderEliminarTens razão, é o John e não o Sal Buscema...
E és capaz de ter razão quando dizes que a arte final de Wiacek está mais preparada para a cor, Chan dá bastante mais volume no seu preto e branco.
Quanto ao Alcala já vi, e já li, que "destruiu" alguns trabalhos de desenhadores, como Walt Simonson neste mesmo título, Rampaging Hulk.
Alcala dominou completamente o traço de Simonson nesta revista em que este desenhador trabalhou até ao nº6. Para mim o segredo de um bom arte-finalista é manter o traço e o estilo do desenhador, dando-lhe profundidade e volume, mas nunca dominar o traço do homem do lápis...
;)
Venerável Victor
Ainda bem que gostaste.
:)
E fizeste bem em roubar, pois está muito boa!
E também sei que gostas muito do Starlin!
:D
Concordo com o Hugo Silva. Gosto do Man Thing mas desgosto do Hulk. O que me incomoda não é o corpo, esse está espectacular. Penso que seja o rosto.
ResponderEliminarIlustração Linda. Com um cenário barbaro.
ResponderEliminarJim Starlin Gênio.
Nuno, se queres ver artistas filipinos a destruir Simonson, não precisas de ir mais longe que o Tony DeZuñiga.
ResponderEliminarEm relação ao modo como o Starlin desenha o Hulk, na altura o modelo base era do Herb Trimpe, que era mais maciço do que musculoso.
O Sal Buscema é que passou a desenhar o Hulk com mais músculos, mas aí também dependia se o Joe Sinnott era o arte-finalista. O John Byrne também teve músculos muito definidos, mas foi só no tempo do Dale Keown que ele ficou mais parecido com um culturista. E anos mais tarde veio o Adam Kubert, que estragou tudo...
Nuno,
ResponderEliminarConcordo plenamente.
O arte-finalista deve “esconder” as fragilidades e evidenciar os pontos fortes do desenho.
O Alcala, assim como todos(!) os artistas filipinos que começaram a trabalhar nos comics americanos nos anos 70, impõem muito o seu próprio estilo na arte-final. Se as vezes resulta, como no caso da parceria Buscama/Alcala na Savage Sword of Conan, outras o resultado pode ser desastroso como o exemplo que dás. De facto a arte do Simonson quase foi anulada ficando apenas, e no seu caso já é muito, o seu sentido de design.
Quanto ao Starlin, é e será sempre um dos melhores criadores de comics.
Se encontrares o nº 222 do Hulk (posso mandar imagens) podes ver a arte de Starlin finalizada por Alcala. Como têm uma abordagem artística semelhante, o resultado final até não ficou mau, mas sempre com forte presença do filipino.
PC
Deve ser difícil fazer a arte-final nos desenhos do Simonson. Acho que é daqueles casos que deverá ser o próprio artista a fazer o processo completo na arte.
Se está a referir ao trabalho do DeZuñiga no Thor, eu gosto e até acho que o DeZuñiga tentou realmente anular-se e seguir o lápis do Simonson, se bem que ele não tinha nenhuma inclinação para desenhar no estilo Marvel.
O Hulk do Starlin sempre foi assim mais maciço em todos os trabalhos que realizou, tal como na excelente, e divertida, GN Big Change, com arte-final do mestre Wrightson, esta sim uma parceria de luxo!
E tem razão PC, nos anos 90, começaram a fazer, acho que erradamente, do Hulk um culturista. Mas era a estética da época. (acho que só tenho um comic do Hulk dessa fase e chega). O monstro verde funciona melhor quando é desenhado como uma massa de músculos, ou como lhe chamam os espanhóis, La Masa (só mesmo eles...)
Eu queria que esse arte-finalista pegasse um desenho horroroso só pra ver o que acontece.
ResponderEliminarO Starling dispensa comentários, mas o arte-finalista tem superpoderes tambem. Olha o nível de texturas e soluções que ele encontra só na base do nanquim!
Luis Sanches
ResponderEliminarMas o Hulk tem de ter uma face que dê medo!
:D
Eu achei muito boa a expressão do Hulk! Monstro!
:D
João Roberto
Jim Starlin está num alto patamar. Tem alguns trabalhos míticos!
;)
PC
Não gosto do Hulk do Adam Kubert, está anatomicamente errado, se é que se pode dizer isto do Hulk! Apesar do Hulk ter aquela massa toda continua a reger-se muscularmente pelo ser humano, e o Kubert inventou muito neste aspecto... só falta ter músculos no couro cabeludo!
LOL
:D
André
Já vi grandes trabalhos do Alcala, aliás, acho que tenho um post nesta rubrica "Ilustração" com um magnífico trabalho dele!
Mas vi há uns tempos atrás o que ele fez ao Simonson, e... credo. Deixou de haver Simonson à vista!
O arte-finalista não deve fazer isto! É como dizes "O arte-finalista deve “esconder” as fragilidades e evidenciar os pontos fortes do desenho.
;)
Alex D'ates
E acontece muitas vezes eles pegarem em lixo, e conseguirem desse lixo fazer uma coisa minimamente em condições!
:D
Sim, eu adorei o jogo de tons, sombra e volume com que Chan nos brindou nesta ilustração!
;)
Jim Starlin é demais, Ernie Chan também mandou bem na arte-final.
ResponderEliminarGuy Santos
ResponderEliminarFicou fenomenal!
:)