Esta é a série com melhor edição que eu possuo! Os livros são um mimo, dizem que têm algumas falhas, mas eu nunca tropecei nelas! Papel grosso e brilhante, capa de tecido e uma envergadura parecida com os Absolutes. Depois temos um interior povoado com excelente estórias e grande arte! Que é que se pode querer mais num livro de BD? Ok… uma caixa não era mal visto para o tecido não apanhar pó…
:)
Este é o primeiro volume destas Library Editions em que Mike Mignola não é o artista de todas as estórias. Foi uma altura em que ele esteve um pouco parado na arte, apenas escrevia as estórias, devido ao filme Hellboy que entretanto estava em preparação! Também foi nesta altura que Mignola escreveu/desenhou uma série de estórias curtas devido ao facto falado anteriormente, ou seja, este livro tem uma certa falta de alma e do carisma próprio dos outros anteriores por isso mesmo. É quase uma manta de retalhos! A estória maior, desenhada por Richard Corben, é The Crooked Man e tem apenas cerca de 70 páginas, isto para um livro de mais de 300 páginas…o resto são tudo estórias curtas sem muita ligação entre si.
As estórias presentes nesta edição são:
- The Crooked Man
- The Penanggalan
- The Hydra and the Lion
- The Troll-Witch
- The Vampire of Prague
- Dr. Carp's Experiment
- The Ghoul
- Makoma
- They That Go Down to the Sea in Ships
- In The Chapel of Moloch
Não estão por ordem, mas quis deixar esta “In The Chapel of Moloch” para último por duas razões. A primeira é a volta após algum tempo de Mignola como artista, a segunda porque é passada em Tavira, no Algarve! É uma estória curta, onde Mignola inventou um pouco, visto não haver factos que digam que alguma vez houvesse adoração a este Deus em Portugal. Isto para além de ter inventado uma seita tipo Templários, que teria surgido para colmatar a extinção destes. Mignola assume isto neste livro.
Gostei bastante da arte de Corben, mas não é a mesma coisa. Mignola pôs um cunho muito pessoal em Hellboy e é-me difícil aceitar outro artista para este anti-herói! De resto gostei muito do The Crooked Man, The Troll Witch, e de Makoma. Embora num registo mais cómico, gostei de The Vampire of Prague!
Como é apanágio de Hellboy ele percorre as ruas mais negras de quase todo o mundo, resolvendo enigmas paranormais, lutando com demónios ou simplesmente ajudando pessoas miseráveis atormentadas. Hellboy tem um grande coração! É uma grande série que eu recomendo.
Este livro tem algumas introduções, contém também a génese escrita das estórias, sketchs abundantes e várias ilustrações, a cores e preto & branco, feitas por Mignola e outros artistas. São cerca de 30 sketchs nunca publicados!
A nota menos boa deste livro em relação aos outros deve-se ao facto de ter estórias curtas de mais, desequilibrando o livro...
Tavira
Outras entradas de Hellboy no Leituras de BD:
Hellboy Vol.1 Library Edition
Hellboy Vol.2 Library Edition
Hellboy Vol.3 Library Edition
Boas leituras
Hardcover
Criado por: Mike Mignola e Richard Corben
Editado em 2011 por Dark Horse
Nota : 8,5 em 10
O Mignola é um dos meus artistas favoritos. Grande demonstração de controle sobre luz e sombra de forma simples e direta.
ResponderEliminarConcordo com vocês, o Hellboy é um assunto particular do Mignola.
ResponderEliminarHellboy é meu personagem preferido, mas com Mignola ele fica perfeito. O cara desenvolveu um estilo próprio que casa perfeitamente com a narrativa que ele cria.
ResponderEliminarMignola é muito competente e penso que ele nasceu para trabalhar o Hellboy.
ResponderEliminarA arte de Mignola é de reverenciar. Contudo, na primeira vinheta da última prancha, se aquele cenário é Tavira, ó Nuno!...
ResponderEliminarMais parece uma aldeia do Norte, de granito ou de xisto.
Aquele pontilhado nos telhados e o aspecto geral do desenho dessa vinheta, fazem-me lembrar o Bruno (com trema em cima do u, que eu não encontro na minha máquina).
Macaco Malandro
ResponderEliminarÉ um mestre a jogar com cores escuras e depois dar-lhes vida com o vermelho e o amarelo! Tem ilustrações neste registo que são mesmo brutais!
:)
Jo Fevereiro
Estou contigo a 100%
:D
Venerável Victor
Já tinha lido algures que gostavas muito de Hellboy!
Não desgostei da arte dos outros autores na série, mas Hellboy com Mignola é outra coisa!
:D
João Roberto
Mignola e Hellboy são unha e carne!
;)
Santos Costa
ResponderEliminarLOL
Não conheço Tavira, nem sei em que foto ele se baseou para fazer aquela vista! Se um dia for a Tavira vou procurar aquele ângulo para ver onde ele falhou...
:)
Mignola é grande!
ResponderEliminarA arte é simplesmente fantástica!
ei, que história é essa com o Hellboy a dar um murro num crânio?
Não me digas que a Devir saltou uma história??
*levanta os braços ao ar e solta um monumental berro de desânimo.... *
Mignola, ângulos agudos, bom uso de preto e Hellboy é tudo uma coisa só!
ResponderEliminarNão tem como ver um sem os outros!
Rui Alex
ResponderEliminarA estória onde se vê o Hellboy a dar o murro num crânio é "The Crooked Man". Não sei se a G-Floy editou este ou não. Sei que estão publicados bastantes mas não os conheço porque estou a comprar esta colecção!
:)
Alex D'ates
100% contigo!
:D
Só para esclarecer: a Devir e a G-Floy estão a publicar os "trade paperbacks" que já existem 12 volumes e por aqui publicaram já o sétimo volume que contem várias histórias que aparecem neste volume apresentado. No entanto, a história referida "The Crooked-man" só será publicada no volume 10, tal como a história que se refere a Tavira.
ResponderEliminarah, acho bem!
ResponderEliminaros titulos mencionados são os mais recentes daí que tenha pensado o pior.
a aguardar pela ansiada próxima edição da devir.
Letré
ResponderEliminarObrigado pela informação. Eu tenho acompanhado Hellboy apenas por estas Library Editions e não sei como a G-Floy tem distribuido as aventuras pelos TPBs.
;)
Rui Alex
Afinal não precisas de soltar um monumental berro de desânimo....
ahahhaha
:D
Parecem ser boas edições mas sao editadas cronologicamente ou seguem a ordem dos tpbs?
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarEstá tudo na cronologia verdadeira, penso eu! Algumas estórias estão deslocadas nos TPB por decisão do autor/editora. Aqui estão que estão a seguir a verdadeira cronologia!
;)
Então é como a minha dos Transformers the Idw Colection que edita a história cronologicamente e não segue a ordem dos tpbs sc. :D
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarPenso que nestas edições mais cuidadas esses pormenores devem ser sempre acautelados!
;)
Gosto do Hellboy, a arte de Mike Mignola é muito boa, mas Richard Corben também tem um bom traço para este personagem.
ResponderEliminarGuy Santos
ResponderEliminarAcho que o Corben nem estará mal. O problema é que Hellboy é tão pessoal, que é difícil de não pensar logo em Mignola...
:(