Mafalda foi criada pelo cartunista argentino Quino em 1962 para o jornal diário "Clarín". Mas não foi avante nesta altura, o jornal rompeu contrato e Mafalda não chegou a ser publicada nesta altura.
Mafalda só em 1964 foi publicada pela primeira vez no jornal "Primeira Plana", mas também não durou muito tempo aqui... devido a uma guerra legal foi interrompida em 1965.
Nesse mesmo ano a publicação diária "Mundo" deu-lhe vida novamente até à sua falência (1967).
A vida editorial conturbada desta personagem terminava por aqui. Ainda no ano de 1967 a publicação "Siete Dias Ilustrados" iniciou a publicação de Mafalda até 1973, ano em que Quino deixou de fazer tiras desta personagem inconformada com o mundo.
Uma parceria ASA/Revista Sábado vai iniciar no final deste mês a publicação de quatro livros referentes a esta criação de Quino.
As datas de saída destes livros são:
- A Paz Segundo Mafalda - 30 de Maio
- Os Pais a Contas com Mafalda - 06 de Junho
- A Política Segundo Mafalda - 13 de Junho
- A Crise Segundo Mafalda - 20 de Junho
Fiquem com a nota de imprensa da ASA:
Mafalda, a Perspicaz
Antecipando os festejos do seu 50º aniversário, a mais hilariante crítica do mundo está prestes a chegar à sua revista semanal. Oferecendo aos seus leitores portugueses dezenas das suas mordazes e populares tiras de BD, Mafalda regressa em 4 livros grátis, de formato inédito. Durante 4 semanas, entre 30 de Maio e 20 de Junho, leia a actualidade segundo Mafalda e divirta-se. Colecção Mafalda finalmente na Sábado.
Mais uma edição em parceria da ASA com periódicos e desta vez nem tem que se gastar dinheiro extra, basta comprar a revista! Bem, pelo menos foi o que veio na nota de imprensa como informação...
:D
Espero que gostem desta Mafalda, a sua visão sobre o mundo e a sociedade é muito crítica e inteligente, algo que faz falta nos dias de hoje...
Boas leituras
A Mafalda é simplesmente espetacular! Tem tantas, mas tantas tiras daquelas que nos fazem ter vontade de termos sido nós o autor da ideia. São de uma saborosa intemporalidade. Para infelicidade do mundo. E penso que a tua frase final resume muitíssimo bem o que é o seu universo.
ResponderEliminarSurpreende-me que se faça lançamento da "Mafalda" a título quase gratuito!
ResponderEliminarMesmo assim, não sei se vou coleccionar porque eu tenho os livros "Toda a Mafalda" e "Mafalda Inédito", pelo que possivelmente já li as tiras dos livros a publicar pela ASA.
Se a Mafalda tinha tanto para nos dizer nas décadas de 60 e 70, imaginem quanto para dizer teria nos dias de hoje ...
é de louvar esta iniciativa e outras, a ASA tem estado a trabalhar bem, mas eu quero sempre mais, logo podem vir mais iniciativas desta.
ResponderEliminaresta vou comprar, ate porque não tenho nada dela.
Carlos Rocha
ResponderEliminarA Mafalda é tão actual... infelizmente.
:\
CF
ResponderEliminarOlha a mim também! Hoje em dia ninguém dá nada a ninguém, mas foi o que eu depreendi do texto que estava na Sábado.
Hoje a Mafalda tinha matéria para um livro de mais de 500 páginas só aqui em Portugal!
lol
:D
musicslave
ResponderEliminarInfelizmente a Leya reduziu em metade o departamento de Banda Desenhada da ASA, as 3 pessoas que restam fazem o que podem para manter o nível de produção, mas é humanamente impossível...
:(
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEu também tenho todos os volumes da Mafalda e "Toda a Mafalda". Mas vou coleccionar estes da ASA/Sábado, porque nem sempre é muito quando há filhos em casa que querem partilhar o espólio.
ResponderEliminarEstas parcerias da ASA com os "media" de informação é extraordinária e benéfica para a BD em geral. E prova que na ASA estão a fazer um excelente trabalho e a desenvolver estas relações que nos permitem (aos que gostam de BD e aos que vão passar a apreciar) aquisições de baixo preço.
Quanto à LeYa, como organização num todo e no Grupo, acho que devia ter em atenção todo o trabalho que está a ser desenvolvido por esta sua editora no campo da BD e apostar neste sector, pois o futuro faz-se no dia-a-dia que ora decorre.
Mafalda é uma personagem maravilhosa, faz mais que falta, adoro sua forma critica!
ResponderEliminarNão sei o que se passa com o meu PC, que é uma lebre em termos de rapidez informática e que, desta vez, emperrou no envio do comentário, o que fez com que este saísse em duplicado.
ResponderEliminarAproveito o ensejo para dizer que na revista "Sábado" da semana passada vinha um artigo sobre o Leonardo DiCaprio, onde este diz que, desde pequeno, esteve ligado à Banda Desenhada (Comics), pois a profissão do pai era percorrer o país a distribuir as revistas. No entanto, não sei se foram palavras dele ou do jornalista, fala-se lá no "submundo" da banda desenhada e eu não gostei do termo. Submundo é a mixórdia de literatura que anda por aí, cheia de tiques, palermices, idiotices e poetices sem valor algum. A BD é a arte mais antiga do Mundo - lê-se nas cavernas pré-históricas de Lascaux, Altamira, etc. e foi o desenho como forma narrativa que iniciou a escrita. Submundo é a p.q.p. de quem isso considera.
Por incrível que pareça, só comentam nestes espaços dois ou três autores nacionais, onde me incluo. Não sei se o pessoal anda a trabalhar duro nas suas pranchas ou prefere a retranca, sem se expor. Cada um é que sabe; mas acho estranho. Se não o fazem por pudor, então eu sou um despudorado.
Como vês, amigo Nuno Amado (não confundir, quem me lê, com o homónico presidente do M/BCP), a justificação da duplicação do comentário anterior, serviu para dizer mais qualquer coisa.
Muito bom aspecto os desenhos da
ResponderEliminarZakarella :)
E como seria de esperar da parte do Sr. Bongop, zero de censura eheh
Abraço
Santos Costa
ResponderEliminarOlha, para quem costuma ler a revista Sábado, será apenas um bónus, pois parece-me que não se paga o acrescento da Mafalda... mas eu desconfio sempre quando a esmola é grande...
:D
Quanto a ninguém comentar na revista Sábado, bom, se calhar ninguém reparou, ou provavelmente a maior parte das pessoas nem sabe que esse espaço existe!
:D
Guy Santos
ResponderEliminarEspírito crítico e língua afiada!
Nos dias que correm está super actual!
;)
Loot
ResponderEliminarObrigado! Nunca fui a favor da censura. Se é assim, é assim! Quem não gosta de ver o corpo humano, ora... não olhe!
De qualquer modo enganaste-te no post... acho que esse comentário é para o post anterior...
:P
Nuno
ResponderEliminarEu não me referia a comentar na Sábado, mas aqui, no Leituras. Peço desculpa por não ter sido mais preciso, apesar do parágrafo que separou os dois assuntos. Quando referi "estes espaços" devia ter salvaguardado o pormenor do sujeito na frase ou seja, nestes espaços da blogosfera e, particularmente, do Leituras BD. Da Sábado apenas retirei a curiosidade do Leonardo Di Caprio ter estado "ligado" à BD.
Não aparecem muitos autores a comentar nestes espaços (blogues), e é a isso que me referia. Gostaria que viessem a terreiro mandar alguns palpites, defender a causa, comunicar com outros comentadores que são obviamente leitores de BD, mesmo que não tenham lido obras suas.
É o que faço, por vezes mostrando o estado de ânimo ou estado de alma sobre isto ou aquilo, partindo a louça, largando a bílis, "entrando em contramão atrapalhanmdo o tráfego".
É claro: ninguém é obrigado a expor-se. A liberdade é ampla e cada um faz o que deve fazer.
Santos Costa
ResponderEliminarPor vezes comentam, mas é raro. Acho que não se querem expor e entrar em diálogo, ou que lhes façam perguntas mais difíceis de responder. Pelo menos é essa a ideia que tenho. Mas também pode ser por estarem um pouco aparte na sua esfera de conforto, o que eu compreendo.
De qualquer modo seriam muito mais interessantes certos "debates" aqui no LBD se mais autores participassem.
;)
Santos Costa
ResponderEliminarMas mais logo no post que vou fazer, e que me vai dar um enorme prazer em fazer por razões que perceberás na altura, com certeza que os autores do livro do qual vou fazer o lançamento estarão prontos a responder a qualquer pergunta!
Stay tuned!
:)
OLá, Nuno!
ResponderEliminarMafalda sempre teve boa visibilidade aqui na Saraiva! Espero que desta vez não seja diferente, ainda que demore um pouco mais.
50 anos... que bom ver que alguém além da Mônica e do Michey comemora 50 anos de existência.
Abraços. Tenha uma ótima semana!
Fabiano Caldeira.
Mafalda me diverte.
ResponderEliminarFabiano Caldeira
ResponderEliminarSão quase 50 anos de idade para a Mafalda! Tem praticamente a minha idade!
:D
João Roberto
ResponderEliminarDiverte e dirige a nossa consciência...
;)
Pagando apenas a revista, acabo por comprar também. Se tiver que paga mais qq coisa, já dispenso. Isto, porque já tenho o tal album 'Toda a mafalda'.
ResponderEliminarMafalda, sempre relevante e atual, acredito que tenho praticamente quase todo o material publicado pelo autor. De qualquer forma, maravilhoso lançamento da Asa/Revista Sábado.
ResponderEliminarBoa iniciativa da Sábado.
ResponderEliminarEspero que venham mais a seguir. :)
Nuno, Venerável Victor,
De facto a Mafalda, é, infelizmente, muito actual.
Tendo 'O Mundo de Mafalda', julgo que já terei o conteúdo destes livros, mas talvez compre pelo menos o primeiro para ver. :)
Venerável Victor
ResponderEliminarÉ um bom lançamento, existe muita gente que não tem esse material! Agora é aproveitar!
;)
Jorge Fernandes
ResponderEliminarComo disse atrás, existe muita gente que não tem as antigas publicações da Mafalda.
E como dizes, e bem, está muito actual, será uma boa aposta!
;)