Rob Liefeld, o "grande artista" dos comics norte-americanos decidiu recuperar dos anos 90 a sua série Brigade.
Capa de Brigade #1 (1992) |
Para isso serviu-se do Kickstarter, a plataforma de "crowdfunding" mais famosa de todas e colocou lá o seu projecto de modo a ser financiado pelos fãs!
Isto aconteceu no dia 16 deste mês (Maio). O valor proposto é $17.500 Dólares até 15 de Junho, ou seja, um mês.
Pois... ainda não chegou a metade do tempo e o "master" Rob já conseguiu $17.101 Dólares (neste momento)!!!
Bolas páh... tenho de lhe tirar o chapéu neste campo... porra.
Como é que um desenhador tão mau consegue este sucesso? Isto é um caso de estudo!
Será que os geeks são super masoquistas? Gostam de sofrer? Gostam de ver os desenhos dele só para dizer mal? Bolas... não sei... sei que estou de queixo caído!
Digamos que foi um misto de LOL, OMFG, WTF tudo misturado...
Se sofrerem de curiosidade mórbida misturada com masoquismo q.b. podem visualizar aqui o andamento deste "crowdfunding":
http://www.kickstarter.com/projects/649924296/brigade-returns
A partir dos $17.500 Dólares é tudo lucro para o "master" Rob Liefeld... FTW!
Para quem não sabe, Rob Liefeld é conhecido pelas suas aberrações anatómicas. Basta fazerem uma busca pelo nome e terão logo sites especializados em esmiuçar os pormenores mais escabrosos da "arte" deste desenhador.
;)
Boas leituras
Não quero se polêmico ou mala... mas com apenas 300 pessoas, ele viabilizou o projeto ( Ok, falta muito pouco, menos de 500 dólares perto dos 17 mil que ele já conseguiu, é pouco... mas ele vai conseguir! ).
ResponderEliminarEu ficaria muito, mas muito preocupado se ele NÃO tivesse conseguido.
Independente do título de "grande artista", não dá pra negar que ele é conhecido no meio.
Todos gostam de apedrejar o Liefeld, mas, ao contrário do dito no post, a inciativa é bem bacana e não visa lucro, uma vez que a intenção é distribuir a obra de graça.
ResponderEliminarO valor inicial financia dois números, a serem distribuídos na faixa nos EUA e Canadá, o que passar disso começa a financiar o terceiro, o quarto, e assim por diante.
Enfim, de graça até injeção na testa? Sei lá, eu não curto o cara, mas achei a iniciativa bem interessante.
Armando Schiavon Dias
ResponderEliminarEu fico é espantado como ele consegue! Sendo um desenhador bastante fraco faz-me confusão o sucesso que ele consegue!
E ele vai conseguir e tenho a certeza que vai ultrapassar largamente o valor pedido!
:D
Estante Velha
ResponderEliminarEu não disse que a iniciativa não era boa! Aliás, pelos vistos foi óptima para ele e para os seus fãs!
:D
Quando falei em "lucro" foi mais com o sentido de ele estar à vontade para fazer mais números e e não propriamente ele "fugir" com o restante.
;)
Muito estranho, acho que o que ajuda mesmo o Liefeld é toda a propaganda que ele ganha de graça, por causa de sua arte tosca, ele já é um artista muito mais conhecido do que ótimos artistas que tem espalhados por aí, o que ajuda também é que deve ter muitos fãs deste grupo de heróis que nunca fui tão atento!
ResponderEliminarA única razão que vejo para o sucesso do projecto dele no Kickstarter é curiosidade mórbida.
ResponderEliminarIsso ou a ideia antiquada de colecionismo. visto que a edição do comics deve ter relativamente poucas impressões.
Espero que o mestre das bolsas, dos olhos fechados, dos peitos inchados e dos pés rectos aproveite esta oportunidade para se actualizar e dar aos seus fans algo digno.
Guy Santos
ResponderEliminarNão faço ideia porque é que ele tem uma legião de fãs, e que ajudam mesmo! Está provado que é assim e pronto. Mas que ele é um aborto gráfico...é!
lol
:D
Rui Esteves
ResponderEliminarAcho que concordo contigo na "curiosidade mórbida"!
:D
Eu acho que ele se tornou um herói pulp, ou kitch, ou o raio que o parta!
ahahahahha
:D
Só sei que ele consegue, e tem sucesso! E aí tiro-lhe o chapéu... muitos desenhadores de qualidade não conseguem ter estes índices de popularidade.
;)
"eu não curto o cara, mas achei a iniciativa bem interessante. "
ResponderEliminarFaço minhas estas palavras de Estante Velha.
En relação ao Liefeld, ele não é apenas mau em termos artísticos. O que ele escreveu também está recheado de clichés e mau diálogo (já para não falar das várias personagens copiadas de outros heróis).
O tipo acabou por se tornar um cromo do meio. Muitos olham para o trabalho dele na ideia de "é tão mau que acaba por ser bom" ou ter a sua piada numa perspectiva kitsch. Tornou-se uma dessas figuras emblemáticas cujo trabalho é tão mau que acaba por cair no goto de muitos. E a publicidade negativa ajuda.
Há também outros que efectivamente gostam do trabalho dele por se deslumbrarem com armas maiores que o mundo e heróis que parecem montanhas. Não nos podemos esquecer que nos anos 90 esse tipo de arte estava muito em voga e o Liefeld era um dos artistas mais apreciados (apesar das suas patetices anatómicas). Suponho que haja muitos saudosistas desse tempo e que ficam contentes por continuar a ver obras de um dos artistas mais mediáticos da década de 90.
Certamente, não estou interessado neste trabalho do Liefeld, mas gostei muito da ideia do "crowdfunding" e fico com curiosidade para saber que outros autores (que são mesmo bons) irão recorrer a essa estratégia para publicar obras suas.
É impressão minha ou o homem pediu ao Mark Farmer para fazer a arte-final das promos?
ResponderEliminarRob Liefeld é um prodígio, pois vende bem e é ruim, talvez por isso ele consiga tantos fãs que na verdade querem descobrir se ele fez ou não um pacto com o Mefisto.
ResponderEliminar"Como é que um desenhador tão mau consegue este sucesso? Isto é um caso de estudo"
ResponderEliminarBom, Nuno,
Agora você tocou em um ponto onde não gosto de falar muito a respeito, pois desenhar é algo que não é fácil, envolve dom, técnica e muita prática. De repente, o cara pode ser bom e não ser visível. De repente, o cara pode não agradar a muitos e ser perfeitamente visível em tudo quanto é lugar.
Acho que tem público para tudo, e quem se faz visível - seja agradando ou não - consegue seu público. Nem sempre o artista se sai bem porque é bom, mas sim porque ele sabe expor seu produto. Há muitas pessoas tão talentosas que não vão sequer ter uma página sequer do que fazem publicada.
Então é isso. O cara tem o estilo dele e tem gente que curte, seja pra falar bem ou mal, mas curte e às vezes até paga pra isso.
Abração... bem delicado esse tema pra mim.rsrsrs...
Tenha um bom final de semana!
Fabiano Caldeira.
Bom, nas palavras do Mike Deodato que já trabalhou com ele: o Liefeld pode não ser o melhor desenhista ou roteirista do mundo (ele estava sendo bonzinho, claro), mas como marqueteiro ele é um danado.
ResponderEliminarBom se os comics são feitos para faz do mestre porque não Brigade 1 da Image era maus os homens eram todos rambos com montes de armas e espadas maiores que a vida e mesmo as mulheres em roupa mais leve tinham muita testosterona,ele bem me enganou em Hank e Dove da decada de 80 ou ai sabia desenhar!?
ResponderEliminarMas se tem quem compre acho bm que ee desenhe,já agora ninguem quer 1 Brigade 1 da Image?!
Optimus, acho que ali pelo meio te faltam umas vírgulas.
ResponderEliminarQuanto à questão Hawk & Dove, o Karl Kesel corrigiu a anatomia e perspectiva do Liefeld nos primeiros dois números da mini-série, mas ao ver que o rapazinho se marimbava para as correcções dele e insistia em não aprender, ele próprio resolveu deixar de se preocupar. É por isso a partir do nº 3 aquilo está uma bruta confusão à boa maneira Liefeldiana. E, na altura, ele ainda não copiava umas 5 páginas de layouts dos Novos Titãs como fez em X-Force nº 1.
Sou a favor de Rob Liefeld receber um "kick" no rabo para ver se acontecer um "Starter" na cabeça dele e o mesmo abandona a indústria! rsrsrsr Agora sério, o que esses fãs tem com ele é um fetiche muito comum chamado: "Masoquismo" e portanto qualquer matéria que for abordar esse tema deveria estar no outro site irmão... o Leituras de BD (adulto).
ResponderEliminarMiguel Antunes
ResponderEliminarJá mais autores famosos procuraram este meio para publicarem, nunca vi foi ninguém nos comics a conseguir tão rápido o target monetário!
Daí eu lhe tirar o chapéu...
Quanto ao resto, parece que ele se tornou "bom" pela negativa e os fãs estão sempre sedentos por mais...
LOL
:D
Paulo Costa
ResponderEliminarNão sei... mas espero que ele arranje um arte-finalista mesmo bom para remendar o mais possível o desenho!
:D
João Roberto
ResponderEliminarPois... é estranho!
Ele vende muito porque é mau??
LOL
Mas é isso que acontece!
ahahahaha
:D
Fabiano Caldeira
ResponderEliminarEu também não sei desenhar... mas isso não impede de eu ter opinião no desenho que é feito por outrém!
;)
Alexandre Lancaster
ResponderEliminarAí dou razão ao Deodato! O homem sabe vender bem. Isto é a prova!
:|
Optimus
ResponderEliminarNão percebi onde querias chegar...
:\
Paulo Costa
ResponderEliminarO Liefeld sem um arte-finalista que o corrija é absolutamente intragável! Destruidor mesmo!
ahahahhaha
:D
Venerável Victor
ResponderEliminarUma coisa eu tenho de lhe dar... o homem sabe negociar. Facto!
Este crowdfunding é a prova...
;)
Só para relembrar que quando Rob Liefeld Saiu da Marvel, com jim lee, Mark Silvestri, Erik Larsen..., para formar a image comics.
ResponderEliminarA sua primeira obra "Youmgblood vendeu milhões de cópias.
É sem dúvida um facto estranho ver este pseudo artista ainda na activa..
jony da costa
ResponderEliminarÉ verdade! Foi um dos fundadores da Image, e Youngblood vendeu como pãezinhos quentes!
Mas também é um facto que ele é um grande destruidor da anatomia humana!!
:D
Credo... ele já devia ter evoluido um bocadinho...
:)
Oi pessoal,
ResponderEliminarAcho que foi aqui que li a pergunta se ele já aprendeu a desenhar,... Uma coisa vos posso dizer, as mãos que ele desenha estão bem melhores. Quando ele estava na berra os polegares dele saiam todos não se sabe bem de onde, e os dedos tinham várias dobras que não existem no corpo humano. Isso, de um modo geral, desapareceu (vejam as mãos destes novos desenhos).
Isto só mostra mais uma vez aquilo que eu digo sempre; Qualquer pessoa pode aprender a desenhar, até o Rob Liefeld :D:D:D
Luís Sanches
ResponderEliminarOlha lá... como é que sabes que não é o arte-finalista a redesenhar a bosta que ele faz??
Eu ia mais por aí!
:D
A 1ª imagem que colocaste mostra tudo.
ResponderEliminarA cara é igual a todas as outra que faz e a perna direita parece partida na parte do joelho :s
Geek dos Comics
ResponderEliminarlol
E mesmo assim é do melhor que ele consegue fazer!
:D