quarta-feira, 11 de julho de 2012

Entrevista exclusiva para o Leituras de BD: Stjepan Šejić / Exclusive Interview to Reading Comics Blog: Stjepan Sejic


Já falei sobre este autor croata na rubrica "Autores", isto para além de algumas ilustrações. Eu aconselho ler primeiro Autores: Stjepan Šejić (Stephan Sejic), para conhecerem um pouco da bio deste artista, isto para além de terem lá todos os links para as ilustrações dele expostas neste blogue, excepto este link: Conan por Stjepan Šejić.
Decidi traduzir/adaptar para português esta entrevista, embora não goste de o fazer pois gosto mais de pensar em inglês. De qualquer modo, mal e porcamente, a tradução portuguesa está a seguir ao original em inglês.
Peço também a quem comentar para o fazer em bilingue se souber fazer em inglês, porque este artista com certeza virá aqui espreitar, e gostará de saber o que vocês dizem.

Interview with Stjepan Šejić (Stephan Sejic)

Your career is already full of successes and promising many more. What made you choose to be an illustrator, and how did your passion for comics, and art, born?

Funny thing is initially I wanted to be a movie designer. My biggest influence at the time was Stan Winston. It was only when I saw a comic art exhibition in the city where I went to school that my love for comics had been truly ignited. That was coincidentally the first time I ever heard of Witchblade as the cover of that comic was displayed as one of the pieces.
As far as passion goes, that was a weird one. I was never that particularly skilled. Never took it all too seriously, I did enroll into an art school but we weren't taught how to draw really, more, what to draw with. So that hasn't helped me want to improve. What really did it was my best friend at the time. He was insanely skilled. So for my own amusement I tried to match him. It was an okay endeavor, until my teacher said... you know, you are good, but no matter how hard you try you will never be as good as him.
No, the teacher wasn't a massive douche, that man was smart. He saw in my everyday progress that I was competitive. And boy did that make me nuts.
I took it seriously, a personal challenge from there on. If my friend used photo references, then I’m going to learn to draw it all without them. And so I drew, and drew, and drew, on average 10 hour a day, every day. The real kicker is that comics have proven themselves the ultimate training tool. I was lucky; in the end I had two best friends to measure the skills against for a while. But then came a point where our interests became different, and so I went my own way. I kept on drawing comics till my chance appeared, and I haven't regretted it since.

Can you make a small summary of your artistic career until the present day?

Well, I guess it all started with Sean O'Reilly and his comic Kade. I started that comic gig as a colorist and then took over as full artist. At that time I also did a lot of trading card game illustrations for Warhammer with Imaginary Friends Studios. Then one day I got contacted by then Top Cow artist Tyler Kirkham asking if I could color a few of his pieces. I did that, he had shown them around the office, and the next thing I knew I was asked to do a paint over on Darkness/Wolverine. The real kicker was when I actually sent my own digital paintings to my editor back then Renae Geerlings.
She was shocked to realize I wasn't just a colorist. From there on I was given my first gig on Darkness Levels issue 1. And after that I went off to mostly do Witchblade, along some event comics such as First Born, Broken Trinity, and miniseries like Angelus. Most of my work has been with Top Cow, but I did do issues for Radical's Aladdin, a ton of covers for Dynamite Entertainment, Zenescope, some Marvel covers, and so far 1 Conan cover for Dark Horse.
I did concept work for some videogame projects that I'm still under “short for non disclosure agreement” for. And I did the designs and high poly modeling for a first person shooter game serious Sam bfe.
And on the side of all of that there is my own fantasy epic Ravine steaming up for publication as we speak.

If there is any, what are your biggest influences or references that you use in your works?

As far as influences go, it's a mix of Stan Winston, Marc Silvestri, Alex Ross, Adam Hughes, and Michael Turner... with a dash of Disney and a smidgeon of Manga. How’s that for a meal?
References aren't really my thing. I am known for my speed, any you just don't get this fast if you keep looking for references.

As an author, what are your goals for the future?

Publish Ravine. From there on honestly... pretty much do what I have been doing and enjoy it.

How do you initially prepare for a brief/job?

I drink coffee. That’s pretty much it.

Is the way you create art/illustration 100% digital or are you still active in the traditional way? (i.e. do you create backgrounds, textures, brushes etc..)

I always do traditional work on the side for my own amusement. It’s good to get your hands dirty sometimes. But digital is my primary work environment. I create my own brushes textures and backgrounds.

Of all the works of comics that you already have produced to date, which one gave you more pleasure in the final result?

Angelus, without a doubt. To me a comic needs interesting characters and environment, and that entire miniseries was bursting with both.

How can you define your association with Top Cow? It is ending, or will last for a lot more years?

I'm sticking around for as long as I'm paid on time lol. Nah... the truth is I love working with them. As a smaller company they are less editorially burdened, so there is the level of freedom you just don't get with the big guns. And I like my freedom.

If you had to advise a young talent, what would you say?

Do or do not, there is no try. A silly Yoda quote, I know, but perfectly true. If you want to make it in the professional artist business, you can, it takes hard work, and more hard work but you can make it. One thing you must never forget tho. as a professional you are hired to do what the client needs, not what you want. Never forget that, any aou will make it far.

Your favorite writer?

J.R.R. Tolkien.

Your favorite artist?

Too many to count.

Can you talk a little about your new projects?

Well for now I’m working on Top Cow's artifacts, and we plan on keeping that rolling for a while. Soon my own comic Ravine will be published, and that one is a behemoth of a series. On the side of that there are some tentative projects we are discussing at the cow, and some side stuff that I really can't get into for now.

If the world ended tomorrow for you, how you would like to be remembered?

I wouldn't XD, world ended! Honestly tho, I'm in this to provide amusement for people who like my work, as long as I achieve that, I'm happy!

Thank you Stjepan for your time!
:)

________________________________________________________________________________


Entrevista a Stjepan Šejić (Stephan Sejic)

A tua carreira já contém bastantes sucessos, e promete muitos mais. O que é que te fez escolher a carreira de ilustrador, e como nasceu a tua paixão pela Banda Desenhada?

É engraçado porque inicialmente eu queria ser designer no cinema. A minha grande influência dessa altura foi Stan Winston. Foi apenas quando eu vi uma exposição de Banda Desenhada na cidade onde eu estudava que o meu amor pela Banda Desenhada surgiu verdadeiramente. Por coincidência foi também a primeira vez que tomei contacto com a Witchblade, porque uma capa daquela heroína estava em exposição.
Quanto mais essa paixão crescia, mais estranho me parecia. Eu nunca fui particularmente talentoso. Nunca levei a Banda Desenhada muito a sério, entrei numa escola de arte mas nós não éramos ensinados a desenhar, nem o que desenhar! Portanto isso não me ajudou a melhorar. O que me levou realmente a querer melhorar foi o meu melhor amigo na altura. Ele era incrivelmente bom. Então como minha diversão particular eu tentei igualá-lo. Era um bom esforço, até o meu professor dizer… “tu sabes, és bom, mas não interessa o que esforças e tentas, nunca serás tão bom quanto ele!”
Não, o professor não era completamente parvo, ele era bastante esperto! Ele viu o meu progresso diário e reparou que eu era competitivo. E aquilo que ele disse fez ir-me à loucura.
Eu levei a aquilo sério, a partir dali passou a ser um desafio pessoal. Se o meu amigo usava referências fotográficas, então eu aprendia a fazer o mesmo trabalho sem essas referências. Assim eu desenhei, desenhei, desenhei e desenhei uma média diária de 10 horas todos os dias. A Banda Desenhada provou ser a ferramenta final para o grande empurrão. Eu tive sorte, no fim, eu tinha dois grandes amigos para medir habilidades por algum tempo. Mas então chegamos a um ponto em que nossos interesses
se tornaram diferentes, assim eu segui o meu próprio caminho. Eu continuei trabalhando na Banda Desenhada até que a minha chance apareceu e eu não me arrependi desde então.

Podes fazer um pequeno sumário da tua carreira artística até hoje?

Bom, eu acho que tudo começou com Sean O’Reilly e o seu título, Kade. Eu comecei nessa revista como colorista, passando depois a fazer todo o trabalho artístico. Naquela altura eu também fazia ilustrações para card games da Warhammer com o Imaginary Friends Studios.Então, um dia eu fui contactado pelo artista da Top Cow Tyler Kirkham, perguntando se eu podia dar cor nalguns dos seus trabalhos. Eu fiz esse trabalho e ele mostrou aos colegas de trabalho, e de repente perguntaram-me se eu poderia dar a cor no Darkness/Wolverine. O grande empurrão aconteceu quando eu mandei as minhas pinturas digitais para o meu editor, na altura Renae Geerlings, e ela ficou chocada quando percebeu que eu não era só colorista! A partir daí foi-me dado o meu primeiro título, Darkness Levels #1. Depois disso fui para o título Witchblade, em conjunto com alguns eventos da Top Cow como First Born, Broken Trinity, e a mini-série Angelus. A maior parte do meu trabalho tem sido feito para a Top Cow, mas eu fiz algumas revistas para o título Alladin da Radical, e uma montanha de capas para a Dynamite Entertainment, Zenescope, algumas para a Marvel, e até agora apenas uma para a Dark Horse no título Conan.
Fiz trabalho conceptual para projectos de vídeo-jogos dos quais não posso falar para já devido a um contrato de “short for non disclosure agreement”. E fiz os desenhos e modelos para o jogo Sam BFE.
E ao lado disto tudo eu tenho a minha série de fantasia “Ravine” a todo o vapor para publicação, enquanto estamos a falar!

Quais são as tuas grandes influências, ou referências, que usas nos teus trabalhos, se é que tens algumas?

Como influências, tenho um misto de Stan Winston, Marc Silvestri, Alex Ross, Adam Hughes, e Michael Turner... com uns traços Disney e uma pequena porção de Manga. Que pensam disto para uma refeição?
Não gosto muito de referências, não são a “minha praia”. Sou conhecido pela minha velocidade, e tu não consegues manter essa velocidade se andares à procura de referências.

Como autor, quais são as tuas metas para o future?

Publicar Ravine. De resto, honestamente… continuar a fazer o que faço e divertir-me com isso!

Como te prepares para um briefing de trabalho, e para esse mesmo trabalho?
Eu bebo café. Apenas isso!

Tu crias a tua arte/ilustração 100% digital, ou continuas activo nos métodos tradicionais? (Ou seja, tu crias os fundos, texturas, pincéis, etc..)

Eu faço sempre trabalhos por métodos tradicionais para minha diversão. É bom sujar as mãos de vez em quando. Mas para trabalhar uso o ambiente digital. Eu crio os meus próprios pincéis, texturas e fundos.

De todos os trabalhos que fizeste, qual foi aquele que te deu mais prazer pelo resultado final?

Sem dúvida Angelus. Para mim um título de BD precisa de personagens e ambientes interessantes, e essa mini-série tinha isso tudo.

Como defines a tua associação com a Top Cow? Está a cabar, ou durará muitos mais anos?

Eu vou ficar enquanto me pagarem (lol). Nah... a verdade é que eu adoro trabalhar com eles. Como são uma pequena editora o fardo editorial é mais leve, então nível de liberdade é bastante maior do que nos gigantes editoriais. E eu gosto da minha liberdade.

Se tiveres de dar um conselho a um jovem talento, o que lhe dirias?

Faz ou não faças, não tentes. É uma citação pateta do Yoda, mas eu sei que é perfeitamente verdadeira. Se queres entrar na carreira de artista profissional, tu podes, mas é preciso trabalhar arduamente, e cada vez mais arduamente, mas só assim podes conseguir. Uma coisa de que nunca te podes esquecer é que como profissional és contratado para fazer o que o cliente quer, ou precisa, não que tu queres. Nunca esquecer isto, assim podes chegar longe.

Escritor favorito?

J.R.R. Tolkien.

Artista favorito?

São demais para contabilizar

Podes falar um pouco dos teus novos projectos?

Bem, por agora estou a trabalhar no título Artifacts da Top Cow, e planeamos manter esse tíltulo a rolar durante mais uns tempos. Dentro de pouco tempo a minha Banda Desenhada Ravine será publicada e dará início a uma série brutal!
Por outro lado há alguns projectos experimentais em discussão com a Top Cow, e algumas coisas de que eu não posso falar por enquanto.

Se o mundo acabasse amanhã para ti, como gostarias de ser lembrado?

Não seria, o mundo tinha acabado! Honestamente estou nisto para dar diversão às pessoas que gostam do meu trabalho, e enquanto eu conseguir isso, eu sou feliz!

Stejepan, obrigado pela tua disponibilidade!
:)










Espero que tenham gostado, e...

Boas leituras

20 comentários:

  1. Uma ilustração mais linda do que a outra. Dá gosto de ver quando a pessoa é competente.

    ResponderEliminar
  2. "Faz ou não faças, não tentes. É uma citação pateta do Yoda, mas eu sei que é perfeitamente verdadeira. Se queres entrar na carreira de artista profissional, tu podes, mas é preciso trabalhar arduamente, e cada vez mais arduamente, mas só assim podes conseguir. Uma coisa de que nunca te podes esquecer é que como profissional és contratado para fazer o que o cliente quer, ou precisa, não que tu queres. Nunca esquecer isto, assim podes chegar longe."

    Gostei muito dessa resposta, pois coloca a pessoa dentro da realidade das coisas.

    ResponderEliminar
  3. To me Stjepan Šejić is the best illustrator in the market today. I first saw his work on a few covers that he made for Marvel time ago and instantly fall in love with his art. One of the last answers that him made: "Do or do not, there is no try. A silly Yoda quote, I know, but perfectly true. If you want to make it in the professional artist business, you can, it takes hard work, and more hard work but you can make it. One thing you must never forget tho. as a professional you are hired to do what the client needs, not what you want. Never forget that, any aou will make it far." will be keeped in my mind and heart forever. Thanks Stjepan for your contributions for all the comics that we love! I will ever follow your work. Keep it coming!

    ResponderEliminar
  4. Já estás noutro nível x) Muito bom =)

    ResponderEliminar
  5. João Roberto
    Ainda bem que gostaste da entrevista e das ilustrações, eu não sou um entrevistador profissional, aliás, esta é a minha 3ª entrevista...
    ________________________________
    I´m glad that you like the interview, and the sample images, I´m not a professional , hell, this is only my third interview...
    :D

    Venerável Victor
    I don't think that Sejic is best illustrator, but is a awesome one!
    have to love it!
    :D

    Crucios
    Devagarinho para chegar longe!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Para te ser sincero, Nuno, gostei muito da entrevista. E gostei da tradução, tanto mais que é necessária para aqueles que apens sabem muito francês e pouco inglês. Acho, até, que devias pensar reunir todas as entrevistas que tens feito e as que virás certamente a fazer, numa publicação em papel, o que seria interessante também, uma vez que se trata de inéditos.
    Para quem acha que os portugueses têm desprezado a BD, venham até aqui dar uma olhada...

    ResponderEliminar
  7. Undoubtedly one of the best designers of today's comics!
    --
    Sem dúvida um dos melhores desenhistas de banda desenhada da atualidade!

    ResponderEliminar
  8. Santos Costa
    Obrigado pelo teu comentário!
    Ainda me falta muito para ser um "entrevistador" decente... mas estou a treinar!
    Estão em vista mais entrevistas, aliás, esta semana haverá mais uma mini-entrevista incorporada num post!
    :)

    Guy Santos
    Completely with you! Sejic is very good.
    :)

    ResponderEliminar
  9. Se visitaram a casa do senhor Amado levam logo com a arte deste senhor em doses maciças :D

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Hugo Silva
    Tenho alguns livros dele sim!
    E gosto...
    :P

    ResponderEliminar
  12. Para capas está bom, agora para conteúdos? É demasiado cansativo...

    É a minha opinião. Nunca gostei de vinhetas demasiado saturadas e de encher o olho, perde-se a noção de movimento ficando apenas um amontoado de imagens estáticas.

    De cabeça os que acho conseguiram fugir à regra são o Glen Fabry e o Simon Bisley (Ver o Thor - Vikings e o Hellblazer ou o Slainer do outro), até mesmo o Esad Ribic (Loki e Namor)...

    Lamento, para o Darkness e o mundo deste ainda não vi melhor do que a dicotomia Mark Silvestri/Garth Ennis, excepção sobre a participação do Dale Keown.


    -Bladder

    ResponderEliminar
  13. Bladder
    Não confundas as BDs deste homem com as suas ilustrações.
    Acho que ele em espaços confinados, tipo dentro de casa, não funciona muito bem. Mas quando pode explodir para exteriores... eu tenho grandes páginas dele em BD! Se quiseres conhecer melhor vê First Born, Broken Trinity e Artifacts.
    Mark Silvestri/Garth Ennis fizeram uma boa dupla sim...
    :)

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pela entrevista, Nuno. O blog já tinha grande qualidade, agora com as entrevistas fica muito distinto. :)

    Eu já tinha espreitado a arte do Stjepan Šejić em bd e também acho que não funciona muito bem, que fica algo estática. Mas como ilustração para capas ou posters é muito boa!

    ResponderEliminar
  15. Miguel Antunes
    Obrigado!
    Vai haver mais entrevistas sim!
    :)
    O Sejic só funciona bem em ambientes exteriores, dentro de ambientes confinados, tipos duas pessoas a falar dentro de uma sala ou de um quarto tem esse defeito... fica tudo muito estático.
    ;)

    ResponderEliminar
  16. It's always good to see an artist talking about his work. Thanks to Nuno, because he has presented to me the work of Sejic and I became, since then a great fan of his art.

    Agora depois do meu inglês macarrónico, deixa-me dizer-te, Nuno, que foi graças a ti que passei ma admirar o trabalho deste notável desenhador e pintor. É sempre bom vê-lo a falar na primeira pessoa, sobre o seu trabalho e percurrso. Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. This guy is looking forward. Top Cow's farm has a great potential.

    ResponderEliminar
  18. João Amaral
    Eu sei que és fã!
    Obrigado!
    ;)

    Alex D'ates
    Sejic was one of the artists that kick Top Cow universe to a new baseline of quality. And when that happens we have to vow...
    :D

    ResponderEliminar
  19. Descobri por acaso esta excelente entrevista e por intermédio da minha esposa (que gostou muito do que aqui viu) andamos a descobrir a obra do artista.

    Era excelente poder contar com este autor em Beja ou no Anicomics. Será que é este ano que temos essa sorte? ^_^

    ResponderEliminar
  20. SketchbookPT
    Não será um autor difícil de trazer, visto que reside na Europa. Mas infelizmente só se lembram de polacos, suecos mangakas e chineses que ninguém conhece...
    Na realidade só mesmo esses dois festivais que falas é que se lembrariam de o trazer. Mas como o Paulo Monteiro não o conhece, aliás, por aqui ninguém o conhece (não há nada publicado dele em Portugal) e o Mário não é grande apreciador do estilo dele, presumo que nunca virá até cá...
    :(
    Se querem descobrir a obra dele, bem, eu aconselho First Born, Broken Trinity e Artifacts. Tudo Top Cow!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]